Nesta quinta-feira, 29, a presidente da Asamp, Alane Torres, e o diretor Renato Couto estiveram na sede da Unimed, em Palmas, para tratar das condições e cláusulas do novo contrato apresentado pela operadora do plano de saúde.
A Unimed, ainda em dezembro de 2025, comunicou à Asamp sobre o encerramento do contrato atual e apresentou uma proposta em novo formato de produto, que envolve a cobrança de coparticipação em exames, consultas, procedimentos e tratamentos.
Em resposta, a Asamp encaminhou ofício solicitando a manutenção do contrato atual até dezembro de 2026, com vigência das novas regras a partir de janeiro de 2027. Também sugeriu a redução do percentual das coparticipações, isenção em casos de doenças graves e o estabelecimento de um teto global de cobrança, visando maior segurança, previsibilidade e equilíbrio financeiro para o usuário.
Na reunião, os representantes da Unimed sinalizaram o acolhimento de parte das sugestões da Asamp, especialmente no que se refere à prorrogação da vigência do contrato atual, cujo prazo ainda não foi definido, e ao estabelecimento de um teto global para as cobranças de coparticipação. Para a presidente Alane Torres, esse posicionamento representa um grande avanço nas tratativas.
A resposta formal da Unimed, com o posicionamento oficial, será apresentada até a próxima semana, por meio do envio de um documento com mais detalhes, incluindo percentuais e prazos.
Após a resposta da Unimed e a formatação do novo contrato, a Asamp convocará uma assembleia para dar conhecimento aos associados, esclarecer as regras e submeter à votação a assinatura ou não do novo plano. Segundo Alane Torres, o trabalho segue focado em tornar o contrato viável para os associados e a expectativa, após a reunião, é de que se chegue a um consenso.
Sebastião Cristiano Saraiva Figueiredo, responsável pela Central de Vendas da Unimed, destacou que o mercado de planos de saúde é dinâmico e passa por regulações constantes. Ele afirmou que a Asamp é uma parceira de longa data e de grande importância para a Unimed Palmas, ressaltando que a operadora atendeu às demandas possíveis e segue analisando os pontos ainda pendentes para chegar a um termo satisfatório.
Também participaram da reunião Luziano José dos Santos, supervisor da Central de Vendas da Unimed, além dos advogados da associação, Augusto Ranzi e Vitor Hugo.




