Asamp realiza reunião com PGJ e Oficiais de diligências

23/10/2025 23/10/2025 09:20 32 visualizações

De modo virtual, a Asamp realizou nesta terça, 21, uma reunião com os Oficiais de diligências e o Procurador-Geral de Justiça Dr. Abel Andrade Leal Júnior, para apresentação ao gestor das realidades e demandas da categoria. As pautas prioritárias escolhidas pelo grupo foram a realização de concurso público e a equiparação salarial com nível superior, mudança de subsídio para remuneração e concessão de um adicional de periculosidade e defasagem salarial. 

 

Os servidores expuseram sobre o aumento da demanda, ocasionado pelo crescimento das atividades e ampliação da estrutura do MP, mas também pela regionalização dos serviços, assim como pelo pacote anti-crime, que impactou o trabalho dos oficiais. Além disso, abordou-se a questão da complexidade das demandas, que em alguns casos equivalem a vistorias e inspeções, elaboração de relatórios técnicos e detalhamentos que exigem dedicação e conhecimento técnico específico da parte dos oficiais, o que justificaria a equiparação com as carreiras de nível superior.

 

Após a fala dos servidores, o Procurador Geral de Justiça informou que está estudando resolver a questão de pessoal por meio de contratação através da empresa terceirizada, mas que não se trata de uma solução definitiva, não descartando a possibilidade de um concurso público no ano que vem. Com relação à pauta da periculosidade, informou que solicitará um estudo para a assessoria, assim como em relação à equiparação da carreira aos de nível superior; e quanto à questão da defasagem salarial, o PGJ reconhece que há essa defasagem e que por questões orçamentárias o MP não consegue acompanhar os salários dos outros órgãos, como Defensoria e Tribunal de Justiça, contudo, se comprometeu a estudar o que pode ser feito para melhorar a questão salarial dos servidores, ressaltando algumas medidas já encaminhadas nesse sentido, como o incremento das progressões anuais e a progressão por estudo.

 

Para a presidente da Asamp, Alane Torres, a reunião foi uma oportunidade de a categoria levar a conhecimento da Gestão as angústias e os anseios do grupo, ressaltando que esse diálogo fortalece a atuação da entidade e auxilia a gestão do Ministério Público na definição nas pautas prioritárias para os servidores.