SETEMBRO AMARELO 2023 UM DIA DE CUIDADO E APOIO À SAÚDE MENTAL

27/09/2023 27/09/2023 12:04 265 visualizações

No dia 26 de setembro de 2023, a Associação dos Servidores Administrativos do MP-TO - ASAMP participou das atividades promovidas pelo Ministério Público, através da equipe da Área de Promoção e Assistência à Saúde - APAS, com o apoio do Cerimonial, da Associação, do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado e da Associação Tocantinense do Ministério Público em alusão ao Setembro Amarelo, mês em que se trabalha a prevenção ao suicídio. O objetivo principal desse evento foi estimular o integrante a uma pausa para um olhar mais carinhoso para si e sobre o outro. Foi um momento de partilha, integração, bem estar e acolhimento no ambiente de trabalho, afirmou a Enfermeira responsável pela APAS, Candice Novaes. 

 

O evento teve início com um café da manhã compartilhado, criando um ambiente acolhedor e propício para a interação entre os colegas. A Presidente da ASAMP, Alane Torres, destacou a importância dessa ação: "Um momento em que podemos parar um pouco a rotina atribulada e olhar nos olhos do colega, dar um abraço, ter conversas descontraídas e fortalecer os nossos vínculos no ambiente laboral”. 

 

Entre as atividades oferecidas, a oficina de reiki e musicoterapia, proporcionaram relaxamento e bem-estar. À tarde, o psicólogo Marcelo Aguiar ministrou uma palestra com o tema:  "Rompendo o Silêncio e Preservando Vidas", em que abordou questões relacionadas ao cuidado com a mente, com os pensamentos e sentimentos, doenças mentais, prevenção do suicídio, a importância de falar sobre nossas emoções e a busca de ajuda quando necessário. Segundo Alane Torres, "A palestra do psicólogo Marcelo Aguiar nos trouxe informações valiosas sobre como nos fortalecer e enfrentar as questões emocionais e como agir para preservar vidas daqueles que estão vulneráveis, chamando a atenção para a criação de vínculos como um fator que fortalece emocionalmente o indivíduo no ambiente de trabalho”.

 

A Presidente da Associação comemora, também, o acolhimento do pedido de ampliação dos serviços de saúde mental oferecidos pelo Ministério Público, por meio de credenciamento de profissionais da rede privada. O requerimento foi protocolado em julho e foi deferido na semana passada pelo Procurador-Geral de Justiça, Luciano Casaroti. É mais uma conquista importante para os servidores, que terão a oportunidade de ter assistência de psiquiatras e psicólogos oferecidos pela Instituição, para apoio e acompanhamento das demandas envolvendo sofrimentos psíquicos. Nosso setembro amarelo está sendo de ações efetivas de cuidado e atenção com o outro e com a coletividade e espero que possamos no nosso dia-a-dia dar continuidade a essas ações que promovem saúde e bem-estar no nosso trabalho.