Encontro de entidades representativas dos servidores dos MPE’s da Região Norte do Brasil foi realizado em Palmas

06/06/2023 06/06/2023 15:39 277 visualizações

Nos dias 1 e 2 de junho, Palmas sediou o 1º Encontro das Entidades Representativas dos Servidores dos Ministérios Públicos da Região Norte do Brasil, com o tema "Panorama da Organização Classista dos Servidores nos Ministérios Públicos da Região Norte:  perspectivas, paradigmas e desafios”.  A Asamp - Associação dos Servidores Administrativos do Ministério Público do Tocantins e o Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Tocantins – Sindsemp-TO foram os anfitriões, recebendo representantes do Amazonas, Roraima e Amapá, com a participação especial dos representantes do Sindicato dos Servidores do MP de Minas Gerais. Os Estados do Pará e São Paulo e a Fenamp/Ansemp integraram as atividades do grupo por meio virtual. Também marcaram presença as entidades representantes dos servidores do Poder Judiciário, dos Oficiais de Justiça e do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins.

 

Transmitido virtualmente, o evento foi momento rico de troca de experiências, conforme confirma o presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Amazonas, Marlon André Mendes Bernardo. "Acredito que o encontro das entidades representativas dos MPs da Região Norte é um encontro que vai proporcionar, vai oportunizar o compartilhamento de expertise, o compartilhamento de inteligência, de estratégias de atuação que um estado pode ajudar o outro e de uma maneira geral criar um ecossistema para fortalecer a categoria de servidores dos Ministérios Públicos da Região Norte". Elogiando o evento, ele acrescentou. "Nossa expectativa é de que a partir desse encontro de Palmas a gente possa fazer um plano estratégico unificado para que a gente possa compartilhar inclusive campanhas, solicitações e agendas de lutas em cada Estado e não de maneira isolada mas de maneira compartilhada para que alguns estados possam ajudar outros em determinados pontos", observou.

 

Os temas deliberados no Encontro estão alinhados com o Plano Nacional de Lutas, aprovado no último Encontro Nacional de Servidores dos MP’s, organizado pela Fenamp/Ansemp, em março em Brasília e envolvem a campanha em prol da alteração do § 3º do art. 128 da Constituição Federal, permitindo a participação de servidores efetivos na eleição da lista tríplice dos Ministérios Públicos Estaduais e o do Distrito Federal (PEC do Voto), atuação em face da precarização da mão de obra nos MPs, bem como pela realização de concursos públicos e valorização dos servidores, atuações acerca da aprovação e implementação da Política de Saúde Mental no âmbito do MP, campanha nacional de combate ao assédio moral, ações que promovam a integração entre os servidores dos MP’s, integração com outras entidades classistas, compartilhamento de peças e modelos de atuação, impulsionamento das ações e campanhas nas mídias sociais.

Para Carlos Rogério Ferreira do Carmo, presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Tocantins, o evento foi uma iniciativa muito boa por ser uma maneira de estar aproximando estados da região norte que muitas vezes ficam isolados. Já a presidente da Asamp, Alane Torres, ressaltou a importância do movimento, que marca o início da construção de um plano de ações que ajude a fortalecer as entidades classistas e a qualificar a defesa dos direitos dos servidores.